Saúde
Furg oficializa funcionamento da UTI Pediátrica nesta sexta-feira
Unidade possui dez leitos para atender pacientes da região
Divulgação -
O Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), já tem pacientes internados da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica). O atendimento se iniciou terça-feira (2). São mais dez leitos pediátricos para a Zona Sul, que até então só contava com oito em Pelotas, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), também para uso de toda a região.
De acordo com o titular da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Gabriel Andina, a ampliação de leitos é de extrema importância, pois garante maior segurança aos usuários. Considera que agora ficará um número viável, com 18 leitos pediátricos para atender à demanda da Zona Sul. Os leitos de Rio Grande serão regulados pelo Estado. Andina diz que não tem como mensurar o déficit regional, pois a demanda não é estática, mas cíclica.
Para a médica reguladora da pediatria de Pelotas, Rosângela Soares, com a regulação feita pelo Estado e os leitos para também atender a região, vai desafogar bastante Pelotas, que até então recebe todos os pacientes pediátricos de 22 municípios. Trata-se de uma notícia excelente, em sua avaliação. “O inverno se aproxima e as bronquiolites junto. As crianças ficam com problemas graves”, observa.
O projeto de instalação da UTI Pediátrica no HU-Furg, segundo informa a assessoria de comunicação do hospital, iniciou com a campanha lançada pelas Amigas do HU, em 2004. Após, a proposta foi apresentada na Consulta Popular do Orçamento Participativo de 2005, aprovada como prioridade por se tratar de uma necessidade da população local. Desde a época diversas entidades uniram forças e se mobilizaram a fim de juntar os recursos necessários para a adequação do espaço às demandas da UTI Pediátrica.
Ainda conforme a assessoria do HU, em 2010 o hospital passou a integrar o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (ReHUF), destinado à reestruturação e à revitalização dos hospitais das universidades federais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Diversas obras foram desenvolvidas, como a conclusão da UTI Pediátrica, em 2011.
Contratação de profissionais
Foram desenvolvidas diversas ações para contratar profissionais para a UTI Pediátrica, entre elas concurso público. A Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg) lançou três editais para suprir o quadro de profissionais especializados, sendo que em 2012 e 2013 não houve inscrições e em 2014, não houve aprovados.
Também foram realizadas tratativas entre a Furg e a Secretaria de Saúde do Rio Grande para contratação e cedência de profissionais. Em 2013, com mobilização popular e de entidades, foram contratados técnicos de enfermagem e enfermeiros. Mas ainda faltavam médicos e só em 2015, a partir da adesão à Ebserh e a consequente realização de concurso público e nomeações, foi possível ter um quadro de profissionais de acordo com a legislação para o funcionamento da UTI Pediátrica.
Coletiva
Nesta sexta-feira, no andar térreo do Prédio Anexo do HU-Furg, será realizada entrevista coletiva para divulgar dados oficiais sobre a nova Unidade com a reitora Cleuza Dias, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Mozart Martins Filho, a superintendente do HU-Furg/Ebserh, Helena Vaghetti, a médica e responsável técnica pela UTI Pediátrica, Milene Pinto Costa, e os enfermeiros líderes da Unidade, Heitor Silva Biondi e Maristela Terra Brandão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário